Power chords e palhetada alternada

Todo aluno principiante de guitarra se interessa por tocar power chords. Os power chords são acordes formados apenas por tônica e quinta, utilizando as cordas graves da guitarra (cordas 6, 5, 4 e 3). Eventualmente, os power chords podem conter a terça, mas é muito raro. O que caracteriza um power chord é a sonoridade grave, seca e bem definida. Para tocar músicas de Nirvana, Black Sabbath, U2, Beatles, Iron Maiden, Ramones, Scorpions, é importante dominar bem essa técnica (e, é claro, dominar o inglês também, afinal bandas boas de rock são americanas). Um bom curso de guitarra online para iniciantes contém diversas dessas músicas, explicando os diferentes estilos que você pode desenvolver na prática.

A importância da palhetada

Geralmente os iniciantes não se dão conta de que a palhetada rege a musicalidade dos power chords. Manejar bem um palheta não serve apenas para os solos, serve para as bases. Repare que algumas bases requerem um domínio de palhetada alternada com palm muting.

Na música Smells Like Teen Spirit, clássico do Nirvana, a palhetada constante marca a presença de alguns power chords utilizando como tônica a corda 6 e a corda 5 da guitarra:

Dicas para quem está começando seus estudos

Não se preocupe tanto com a qualidade das suas pestanas no início, pois os power chords não são feitos com pestanas. As pestanas são bem úteis para quem está começando a tocar violão, pois no violão você precisa fazer acordes abertos e, dependendo da tonalidade, algumas pestanas podem ser substituídas por acordes suspensos.

O primeiro passo para dominar as principais técnicas da guitarra é praticar pelo menos 15 minutos por dia. A prática leva à perfeição. Mesmo que em determinado dia você não esteja muito disposto para tocar, considere realizar um pequeno treino envolvendo principalmente ritmo e acordes, transição de um acorde para outro, e também separe algum tempo para treinar alguns solos e riffs simples.

Parece loucura, mas quando você aprende a solar na guitarra, suas bases começam a ficar muito melhores e mais precisas, pois o domínio da palhetada, bem como a sincronia da mão direita com a mão esquerda, permitem que mais músicas sem erros.

Comece lendo tablatura e cifras, assim sua musicalidade vai aflorar aos poucos, a ponto de você conseguir – inclusive – fazer algumas composições. Também é importante executar bastante o estilo que você mais gosta, para dominá-lo e ter prazer no aprendizado.

Comments Off on Power chords e palhetada alternada

Filed under Default

Comments are closed.